Uma operação de mineração começa com prospeção e exploração - etapas com longos períodos de investimento e alto risco de falha. No entanto, a prospeção e exploração são formas necessárias de investimento e seguro para o futuro de qualquer empresa de exploração mineira.
A geologia inclui a classificação e mapeamento da composição e distribuição de depósitos minerais contidos nas formações terrestres. Na indústria mineira, este conhecimento é aplicado para encontrar recursos minerais adicionais e atualizar os recursos existentes.
A geologia tem o papel vital na indústria mineira, porque ajuda a garantir que os minerais são eficientemente extraídos dos depósitos para o máximo lucro e para localizar depósitos de minerais importantes e determinar se as quantidades são suficientemente grandes para tornar a mineração economicamente viável.
As atividades de trabalho típicas da geologia na indústria mineira incluem: mapeamento, registo e compilação de dados geológicos dentro e à volta da mina, exploração, datação e amostragem de depósitos minerais, interpretação e mapeamento da geologia de uma mina, preparação e apresentação de dados; verificação dos níveis de qualidade dos materiais produzidos para avaliação de reservas, classificação de recursos, avaliação de geotecnias e atualização de bases de dados detalhadas.
Se tiver uma carreira em geologia e a exploração lhe parecer interessante, veja os nossos empregos em aberto e candidate-se hoje!